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domingo, 25 de março de 2012

2ª ATIVIDADE EXTRA DE MATEMÁTICA- PROFª VALÉRIA SAMPAIO

1)  Determine o valor dos seguintes logaritmos:



2) Calcule o valor da incógnita "N" em cada exercício, aplicando a equivalência fundamental:

 




3) Calcule o valor da incógnita "a" em cada exercício, aplicando a equivalência fundamental:
































1ª ATIVIDADE EXTRA DE MATEMÁTICA- PROFª VALÉRIA SAMPAIO



1) A SOLUÇÃO da equação 3x²-1: 272x-3 = 9x-4 é:
S =                 
a)  
b) S = {-4}
c) S = {4}
d) S = {-2 + ,- 2 - }
e)  S = {5}

2) A DIFERENÇA entre as raízes da equação log²x – 5logx +4 = 0 é:

a) 3
b) 10³
c) 104
d) 9 990
e) 9 900


3) A palavra "logaritmo" foi inventada por  John Napier (Neper), no início do séc. XVII, a partir de duas palavras gregas: logos (razão)+arithmos(número).
Uma das mais importantes utilizações dos logaritmos é na descrição de fenômenos que necessitam ser medidos.  A Sismologia, por exemplo, utiliza os logaritmos na escala de Richter. Segundo Richter, a magnitude M de um tremor de terra é dada por:


Onde E é a energia libertada (numa unidade que se designa por ergs).
Utilizando a equação anterior podemos AFIRMAR que a magnitude, na escala Richer, de um dos tremores de terra mais célebre que ocorreu em S. Francisco (E.U.A.), em 1906, onde foram liberados 1,496 x 1024 ergs de energia foi  (considere: log 1,496 = 0,175)
a)    menor que 7,8
b)    entre 7,8 e 8,0
c)    entre 8,0 e 8,2
d)    entre 8,2 e 8,4
e) maior que 8,4

4) DETERMINE a solução das equações:










5) DETERMINE a solução inteira da equação :


RESPOSTAS:   1) C              2) D                3) D                4) a) -3/4        b) 1/2         c) 1           5) 2